Questionário Membros PARSUK

A fim de melhor servir os interesses dos membros PARSUK, pretendemos actualizar a informação sobre a nossa comunidade. Nesse sentido, criámos o seguinte questionário que não vos demorará mais do que 5 minutos a preencher e que nos será de grande valia na gestão das vossas expectativas para o novo mandato e para o futuro da PARSUK e dos estudantes e investigadores Portugueses no Reino Unido. Muito obrigado!

Evento PARSUK Linkage – AICEP, 13 de Outubro

O Linkage é um evento em formato tertúlia subordinado a um desafio da actualidade, que pretende promover a reflexão conjunta e a interacção entre portugueses de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes sectores (indústria, academia, organizações não governamentais, etc.), residentes no Reino Unido. O próximo evento, organizado conjuntamente com a AICEP, realizar-se-á na Embaixada de Portugal em Londres no dia 13 de Outubro pelas 18 horas.

A PARSUK convida aqueles que pretendam estar presentes a efectuarem o registo aqui.

Para qualquer qualquer esclarecimento, não hesites em contactar-nos pelo info@parsuk.pt ou através da nossa página do facebook.

Travel grants 2017

As investigadoras contempladas com esta oportunidade foram a Inês Ramos, pós-doutarada na Sheffield Hallam University, e a Sofia Amaral, pós-doutorada no Institute for Social and Economic Research da University of Essex. A Inês teve a oportunidade de ir até Veneza, Itália, para participar no XXVI Congress of AINI, the Italian Association of Neuroimmunology e na 16th European School of Neuroimmunology. Já a Sofia viajou até Glasgow na Escócia para a Annual Conference of the European Society for Population Economics. Muitos parabéns às duas!

Com o apoio:

Logo AMPM

XPerience Initiative + XPand PALOP 2017

xperienceinitiative

Bolsas Xperience 2017

Os projectos da Catarina Lourenço, orientada pelo Dr. Gil Machado (University of Manchester), com o título ‘Sol-gel hybrid materials as bioinks for 3D printing’, tal como o da Lisa Azevedo, orientada pela Dra. Ana Almeida (University College of Cork), ‘Microbiotaimmune interaction in colorectal cancer’, já terminaram. A bolseira Inês Tomás está agora a realizar o seu estágio com a Dra. Ines Sequeira, no King’s College London, sob o tema ‘The genomic landscape of oral squamous cell carcinoma’. A PARSUK gostaria de endereçar uma grande palavra de apreço à Fundação Calouste Gulbenkian e à Caixa Geral de Depósitos por financiar estas bolsas que, mais uma vez, mostraram ser de extrema importância para o desenvolvimento académico de bolseiros e orientadores.

XPand PALOP 2017

O programa foi concluído no final de Agosto. O Hélio Rocha veio trabalhar no projecto ‘Anti-Microbial Potential of Novel Extremophiles from Unexplored Hypersaline Locations in the UK’ com o orientador Prof. Dr. André Antunes, na Universidade de Edge Hill. Nas palavras do Hélio, “o estágio foi de grande proveito e iniciativas deste género devem continuar e serem ampliadas ainda mais “. Já a Naya Sena veio trabalhar com a Dra. Helena Batalha (University of East Anglia) no tópico ‘Biogeographical patterns of parasite prevalence in the Cape Verde warbler’.

CGD2

GraPE 2017, Lisboa – 28 de Dezembro

A 6ª edição (2017) realizar-se-á a 28 de Dezembro em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian. É organizado pela PARSUK e pelas associações congéneres na França, Alemanha, EUA e Bélgica e Luxemburgo: AGRAFr, ASPPA, PAPS e APEI BeLux, respectivamente.

GraPE é o Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro. Este encontro tem como objetivo fundamental promover a interação e discussão entre os graduados portugueses no estrangeiro e em Portugal.

Segue também os updates na página facebook!

Nova Comissão Executiva inicia actividades

 

 

 

 

 

 

Temos o enorme prazer de anunciar que a nova Comissão Executiva PARSUK entrou em funções em Julho de 2017. Antes de mais, gostaríamos de agradecer às comissões anteriores a dedicação e trabalho desenvolvido. Em breve entraremos em contacto com os nossos membros para dar início aquele que esperamos ser mais um ano de crescimento, integração e desenvolvimento da comunidade PARSUK .

PARSUK Travel Grants ’17 | Resultados

Temos o prazer de anunciar os resultados desta edição piloto das PARSUK Travel Grants, uma iniciativa que conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos – e da Associação de Apoio a Mulheres com Patologia Mamária no caso de bolsas na área do Cancro.

As contempladas são:

  • Caixa Geral de Depósitos/ PARSUK International Travel Grant 2017  – Inês Ramos, Post-Doctoral Researcher, Sheffield Hallam University. 

No final de Junho irá deslocar-se a Veneza para apresentar o seu trabalho no encontro da ‘Italian Association of Neuroimmunology’ e na ‘European School of Neuroimmunology’ intitulado ‘Revealing underlying differences of NAWM from primary and secondary progressive MS’.

  • Caixa Geral de Depósitos/ PARSUK Domestic Travel Grant 2017  – Sofia Amaral, Senior Research Officer-Post-Doc, University of Essex.

No final de Junho irá deslocar-se a Glasgow para apresentar o seu trabalho no encontro anual da ‘European Society for Population Economics’ intitulado “Unmarried men and violence against women: the long-run effects of sex selection in India”’.

  • AMPM/ PARSUK International Travel Grant 2017 – Catarina Veiga, Research Associate, University College London.

Em Setembro irá deslocar-se a San Diego para apresentar o seu trabalho no encontro anual da ‘American Society for Radiation Oncology’ intitulado ‘Quantification of radiotherapy-induced diaphragmatic changes using serial CT imaging’.

Parabéns Inês, Sofia e Catarina!

Obrigado a todos os candidatos e ao júri que participou do processo de selecção:

  • Bernardo Ivo-Cruz – Global Managing Partner & CEO na True Bridge Consultancy
  • João Duarte – Associate Editor na Nature Biomedical Engineering
  • Marisa Miraldo – Assistant Professor na Imperial College Business School
  • Tatiana Correia – Co-fundadora Native Scientist; Knowledge Transfer Manager na The Knowledge Transfer Network;

Vemo-nos numa próxima edição, mantenham-se atentos!


Com o apoio:

Resultados da Eleição dos Órgãos Sociais 17/18

Caros membros,

No dia 4 de Junho de 2017 decorreu em Edimburgo a Assembleia Geral Anual da PARSUK. Como estipulado no plano de trabalhos e em conformidade com o regulamento, foi apresentada a lista candidata aos Órgãos Sociais e realizada a votação por parte dos membros.
A lista P – única candidata – foi eleita. Os novos Órgãos Sociais são compostos por:

Direcção:

Presidente: Luís Miguel Lacerda; University College London; Número de Sócio: 1389.

Vice-Presidente: Mariana Pinto da Costa; Queen Mary University of London; Número de Sócio: 1277.

Tesoureiro: Gil Machado; University of Manchester; Número de Sócio: 474.

 

Conselho Fiscal:

Presidente: Leo de Sousa-Webb; University of Exeter; Número de Sócio: 2005.

Vogal: Márcia Costa; The Institute of Cancer Research; Número de Sócio: 657.

Vogal: Ana Catarina Pratas; University of East Anglia; Número de Sócio:1351.

 

Mesa da Assembleia Geral:

Presidente: Manuel Mateus; King’s College London; 1178.

Vice-Presidente: Flávia Mendes de Oliveira; The Institute of Cancer Research; Número de Sócio:1356.

Secretário: Maria João Cruz; Imperial College London e Instituto Superior Técnico; Número de Sócio: 1370.

 

Com os melhores cumprimentos,

Martina Fonseca, Presidente da Assembleia Geral cessante
Carla Santos, Vice-Presidente da Assembleia Geral cessante
Joana Martins, Secretário da Assembleia Geral cessante

Questionário – Expectativas e motivações da comunidade PARSUK

A Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom (PARSUK) está neste momento a conduzir um estudo de opinião sobre as expectativas e motivações da comunidade de estudantes e investigadores que vivem e trabalham no Reino Unido ou que o fizeram no passado.

Este é um estudo exploratório que pretende estimular uma reflexão informada no seio da comunidade PARSUK sobre aquilo que nos levou a escolher o Reino Unido para  estudar e/ou trabalhar. Queremos saber de que forma as nossas expectativas iniciais foram confirmadas, superadas ou defraudadas ao longo do tempo. Queremos ainda perceber aquilo que nos levou ou poderia levar a regressar a Portugal.

Para este fim, preparamos dois questionários:

Um questionário direccionado aos membros PARSUK que vivem e trabalham no Reino Unido, que pode ser encontrado neste link.

Um questionário direccionado aos membros PARSUK que viveram e trabalharam no Reino Unido, e que tenham regressado a Portugal, que pode ser encontrado neste link.

Cada membro deve responder ao questionário correspondente com a situação actual, sendo que o tempo de preenchimento aproximado é de 5 minutos. A recolha dos dados é anónima. Para qualquer pedido de esclarecimento ou informação adicional, por favor contacte-nos pelo email geral@parsuk.pt.

A PARSUK agradece a sua participação neste estudo e agradece também a partilha pelos seus contactos pessoais dentro desta comunidade (membros efectivos ou alumni da PARSUK), sendo que o questionário estará aberto a respostas até dia 5 de Junho.

Teremos novidades em breve e esperamos ver-vos a todos no Luso 2017, que terá lugar no dia 3 de Junho em Edimburgohttps://luso2017.org

Obrigado!

Comissão Executiva da PARSUK 16/17 e Embaixadores Regionais PARSUK 16/17 (South East, South West, North West e Portugal – Alumni).

Luso 2017 , Edimburgo | Website e inscrições abertas!

 

As inscrições para a 10.ª edição do Luso, que decorrerá este ano em Edimburgo no dia 3 de Junho, já estão abertas! Inscreve-te já em http://luso2017.org.

A inscrição inclui entrada no fórum, participação num workshop, almoço e dois coffee breaks. Estão também abertas inscrições para um jantar de convívio e tour pela cidade de Edimburgo!

A globalização, o novo paradigma político britânico e europeu, e a diplomacia científica são o mote para algumas das discussões que estamos a preparar. No contexto actual, entendemos necessário um plano imediato de acção para a diplomacia portuguesa em ciência com uma estratégia bem definida. O Luso é o palco ideal para aprofundar esta reflexão.


This year Luso’s 10th edition will take place in Edinburgh on June 3. Registration includes an entry to the forum, participation in a workshop, lunch and two coffee breaks. Register now in http://luso2017.org !