Travel Grants ’17 | Nova parceria e outras novidades!

Logo AMPM

Caros membros,

Temos o prazer de anunciar um conjunto de novidades quanto à Iniciativa PARSUK Travel Grants:

– A Associação de Mulheres com Patologia Mamária – AMPM estabeleceu uma generosa parceria com a PARSUK, que permitirá oferecer até um máximo de 2 bolsas adicionais aos melhores candidatos seriados cuja área focal de investigação seja o Cancro;

– A elegibilidade de candidatos foi estendida a pós-doutorados que tenham concluído doutoramento nos últimos 6 (seis) anos (anteriormente 3);

– Face aos desenvolvimentos acima, o prazo de candidaturas encontra-se alargado até ** 7 de Abril de 2017 ** (mantendo-se os outros prazos inalterados);

Mais informações em http://parsuk.pt/site/parsuk-travel-grants/ .

Qualquer dúvida poderá ser dirigida a geral@parsuk.pt .

Workshop PARSUK | Brexit, Portugal e o ES, Lisboa (12/04/17)

brexit_workshop

A Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom (PARSUK), através da sua embaixadora alumni na região Centro e Sul de Portugal, está a dinamizar uma manhã de discussão sobre o futuro das ligações entre Portugal e o Reino Unido ao nível de ciência e investigação pós-graduada.
Este workshop pretende pensar no estatuto de Portugal e do Reino Unido dentro da área de investigação europeia, nos desafios que se colocam no futuro próximo, e nas implicações práticas que isso possa ter para estudantes e investigadores, assim como relevantes associações e instituições nos dois países.

O evento decorrerá na Sala Polivalente do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, a 12 de Abril.

Programa:
09.30 Recepção
10.00-11.15 Sessão 1: Instituições e o Brexit
Cláudia Oliveira, International Funding Officer, ICS-UL, Portugal
Fátima Dias, Projects and Partnerships Manager, British Council, Portugal
11.15-11.45 Coffee Break
11.45-13.00 Sessão 2: Investigadores e o Brexit
– Andy Inch, Postdoctoral Fellow, ICS-UL, Portugal
– Raquel Ribeiro, Lecturer in Portuguese, Edinburgh, UK
– Érica Faleiro, PhD candidate at Birkbeck, London, UK; director of the UK Portuguese Film Festival

A entrada é gratuita, mas carece de pré-inscrição via Eventbrite até dia 10 de Abril.

Esperamos ver-vos em Lisboa!

Em caso de dúvidas, não hesitem em contactar a Mariana Liz, Embaixadora PARSUK Alumni 16/17, região Centro e Sul de Portugal (mariana.liz@parsuk.pt).

O Programa Embaixadores Regionais é uma iniciativa PARSUK com o apoio da Caixa Geral de Depósitos

Webinar PARSUK | Estudar e Investigar no UK (03/04/17)

webinar

A Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom (PARSUK), através dos seus embaixadores alumni em Portugal Norte e Ilhas e em colaboração com a Native Scientist, está a dinamizar um webinar sobre estudar e investigar no Reino Unido.

Se estás a terminar a tua licenciatura, o teu mestrado ou o teu doutoramento e estás a considerar ir estudar ou investigar no estrangeiro, participa neste webinar intitulado “Estudar e Investigar no Reino Unido: investigadores portugueses dão dicas e partilham a sua experiência” no dia 03 de Abril de 2017, 18h30-20h30.
São convidados três investigadores portugueses com diferentes percursos e em diferentes fases da sua carreira científica, que vão partilhar a sua experiência no Reino Unido e responder às questões que possas ter.

Para participares e receberes as instruções de acesso ao webinar, por favor regista-te até dia 27 de Março neste link: https://goo.gl/forms/LVGAak2XnIPrsKXW2

Oradores
1. Ana Silva, PhD student, Cardiff University
2. Paula Salgado, Lecturer, Newcasttle University
3. Hugo Macedo, CEO, Smart Separations Ltd

Para qualquer informação, não hesites em contactar os Embaixadores PARSUK Alumni 16/17, região Portugal Norte e Ilhas: Diana Prata (diana.prata@parsuk.pt) e Simão Rocha (simao.rocha@parsuk.pt).

Ese evento conta com a colaboração da Native Scientist, através da co-fundadora Joana Moscoso.

O Programa Embaixadores Regionais é uma iniciativa PARSUK com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.

Speed-Networking PARSUK | Edimburgo (18/03/17)

edimburgo

A PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the UK) irá dinamizar no próximo dia 18 de Março (Sábado) um evento de Speed Networking na cidade de Edimburgo, que reunirá diferentes gerações de investigadores portugueses na Escócia.

Se és estudante ou um jovem investigador e pretendes seguir uma carreira científica, este evento é para ti. Num ambiente descontraído, terás a oportunidade de conhecer e conversar com investigadores experientes de diferentes áreas.

Oradores convidados:

● João Pombo (Heriot-Watt University);

● Eugénia Rodrigues (University of Edinburgh);

● Rita Tojeiro (University of St Andrews);

A participação no evento é totalmente gratuita mas carece de inscrição via EventBrite.

O evento terá lugar no café Casa Amiga (294 Leith Walk, Edinburgh E6 5BX) entre as 14:00 e as 16:00h.

Em caso de dúvidas, não hesites em contactar a Embaixadora Regional da Escócia, Catarina Novo, através do email catarina.novo@parsuk.pt.

PARSUK Travel Grants ’17 | Lançamento e candidaturas

Estão abertas as inscrições para as PARSUK Travel Grants (PTG), uma nova Iniciativa PARSUK que visa apoiar a divulgação do trabalho científico desenvolvido por investigadores Portugueses sedeados no Reino Unido.

Estas bolsas visam suportar parcialmente custos de participação num evento científico envolvendo apresentação via oral ou poster, tendo um valor pecuniário de até 150£ para eventos no Reino Unido e de até 300£ para eventos fora do Reino Unido.

O período de apresentação de candidaturas decorre entre os dias 6 e 31 de Março de 2017.

A avaliação valorizará não só o percurso académico do candidato, mas também a capacidade de comunicação para audiência não especializada bem como os perspectivados ganhos da participação e apresentação no evento científico,

Requisitos para a candidatura:

Para se candidatar a uma PTG, o candidato tem de cumprir cumulativamente as seguintes condições à data de encerramento do concurso:

  1. Ser membro de staff em regime de pós-doutoramento, tendo concluído doutoramento há menos de 3 anos face à data de encerramento do concurso;
  2. Ser membro efectivo PARSUK;
  3. Ter submetido abstract para apresentação do trabalho de investigação, em formato oral ou poster. O evento de interesse deverá ter início entre 20 de Maio e 31 de Dezembro de 2017;
  4. Trabalhar numa área de investigação que seja abarcada pelos domínios de conhecimento i) Ciências da Vida, ii) Ciências Sociais e Humanas, iii) Ciências Físicas e Engenharia.

guia do candidato e o formulário de candidatura podem ser encontrados no nosso website.  Estamos disponíveis para qualquer pedido de esclarecimento adicional pelo e-mail geral@parsuk.pt.

 

Iniciativa Xperience 2017

xperienceinitiative

Encontram-se abertas as candidaturas ao programa Xperience 2017 para alunos universitários portugueses de 1º e 2º Ciclo até dia 31 de Março. A PARSUK  disponibiliza 3 bolsas Xperience para projetos nas áreas da Biologia do Cancro, Engenharia de Biomateriais e Imunologia.  

Ao abrigo do programa Xpand-PALOP, licenciados de Angola, Moçambique e Cabo Verde podem concorrer aos projectos aos quais foi atribuída uma bolsa Xpand-PALOP na área da Saúde.

Os programas desenvolvem-se durante os meses de Verão, com a duração de quatro semanas e os bolseiros são financiados com uma bolsa de 1500 euros. Os licenciados de PALOP têm também apoio financeiro extra para  as suas viagens e vistos.

Podem encontrar o regulamento do programa e informação detalhada sobre os projectos aqui.

A Iniciativa PARSUK Xperience é realizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e com a Caixa Geral de Depósitos.

Luso 2017 – Recrutamento de colaboradores

A PARSUK à procura de voluntários interessados em colaborar na organização da 10.ª Edição do Luso em Edimburgo.

O Luso é o encontro anual da PARSUK, dedicado a todos os estudantes e investigadores portugueses a viver no Reino Unido, e tem como objectivo a partilha de experiências e estimular a reflexão em torno de desafios comuns. Disponibilizamos abaixo uma breve descrição das responsabilidades e das competências desejadas para cada uma das áreas disponíveis.

O voluntário trabalhará de perto com elementos da Comissão Executiva até ao final de Junho de 2017 e a carga horária semanal prevista é entre 3 e 4 horas por semana.

Os interessados deverão enviar uma nota expondo a sua motivação para colaborar na organização do evento e uma descrição de competências e/ou experiências relevantes para a área a que se candidata (número sugerido de palavras: 250) até ao dia 20 de Março para o email geral@parsuk.pt.

 

Áreas de recrutamento:

  • Logística: Posição disponível para membros PARSUK a residir em Edimburgo. Espera-se que o voluntário esteja activamente envolvido no levantamento de potenciais locais para o alojamento dos oradores, participantes e organização. Durante o evento o voluntário deve organizar transporte entre o alojamento e a venue para os oradores, e preparar lanyards para participantes, oradores e organização.

  • Gestão de website em WordPress: Procuramos um membro que esteja familiarizado com o sistema WordPress com a gestão de websites. O voluntário ficará responsável por actualizar os conteúdos do website (frequência mínima: 2 vezes por semana), resolver problemas técnicos e controlar as inscrições com o apoio da Tesoureira.

  • Comunicação e Marketing Digital: O voluntário deverá ter facilidade de expressão escrita em língua portuguesa e inglesa. Ficará responsável pela elaboração de press releases e pela promoção do evento no Facebook. O voluntário também estará envolvido na produção das credenciais para os participantes, e na criação e análise dos questionários de satisfação aos participantes.

 

Para mais informações contacta-nos pelo e-mail geral@parsuk.pt.

Encontro PARSUK | Conversa no café, Exeter (28/03/17)

A PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the UK) irá dinamizar no próximo dia 28 de Março (Terça-Feira) um evento intitulado Conversa no Café PARSUK Exeter que pretende reunir diferentes gerações de investigadores e estudantes portugueses na região sudoeste de Inglaterra.

Se és estudante ou um jovem investigador e pretendes seguir uma carreira científica, este evento é para ti. Num ambiente descontraído, terás a oportunidade de conhecer e conversar informalmente com investigadores de diferentes áreas com uma carreira académica internacional consolidada. Aproveita esta oportunidade para lhes colocares as tuas dúvidas e ouvir a opinião de quem já esteve no teu lugar. Esperamos por ti!

O evento terá lugar no café “The Glorious Art House” (https://www.facebook.com/TheGloriousArtHouse/) entre as 15h30 e as 17h30 (120 Fore Street, Exeter EX4 3JQ).

A participação no evento tem um custo de £6 (inclui um bolo e uma bebida quente, com excepção do “the Glorious Hot Chocolate”).

Inscrição e pagamento:

1. Reservar um bilhete no EventBrite

2. Pagamento de 6.00£ por transferência bancária para a seguinte conta:

Sort code 54-21-23;

Account number 24671606;

3. Enviar o comprovativo de transferência, até 48 horas após o registo, por email para isabel.castanho@parsuk.pt com o assunto: “Conversa no Café PARSUK Exeter – [Nome do participante]”.
Em caso de dúvidas, não hesites em contactar a Embaixadora Regional do Sudoeste de Inglaterra, Isabel Castanho, através do email isabel.castanho@parsuk.pt

 
O Programa Embaixadores Regionais é uma iniciativa PARSUK com o apoio da Caixa Geral de Depósitos

CGD2

Workshop PARSUK | Depois da Investigação, Londres (10/03/17)

A PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the UK) irá dinamizar no próximo dia 10 de Março 2017, sexta-feira, um evento dedicado a carreiras profissionais pós-investigação no Reino Unido em Londres.


Se és estudante e/ou um jovem investigador e procuras explorar opções de carreira profissional que te permitam utilizar as tuas skills académicas, este evento é para ti! Num ambiente descontraído e casual, terás a oportunidade de conhecer e conversar com profissionais das mais variadas áreas, com carreiras profissionais consolidadas e uma anterior passagem por investigação e academia. Aproveita esta oportunidade única para colocar possíveis dúvidas e descobrir novas opções profissionais para o teu futuro.


O evento terá lugar no Kensington Town Hall, Civic Reception, Committee Room 1 (Hornton Street W8 7NX), estação de metro Kensington High Street, entre as 18h e as 20h30.

O evento irá contar com os seguintes oradores convidados:

– Diogo Geraldes (Implant Design Engineer – Stanmore Implants);

– João Carreira (Senior Research Scientist – Google Deepmind);

– Marta Ribeiro (Business Intelligence & Innovation Manager – UCL).


A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição antecipada via EventBrite, até ao dia 08 de Março.

Em caso de dúvidas, não hesitem em contactar a Embaixadora Regional de Londres, Andreia Freitas, através do email andreia.freitas@parsuk.pt.
O Programa Embaixadores Regionais é uma iniciativa PARSUK com o apoio da Caixa Geral de Depósitos

CGD2

Simpósio | “Futuro Português”, Lancaster (08/04/17)

simposiofuturoportugues

Dia 8 de Abril, Sábado, decorrerá, na Universidade de Lancaster, o Simpósio “Futuro Português”, sobre o futuro da língua portuguesa na Europa.

O programa científico abordará o panorama actual do ensino do português nas escolas e universidades do Reino Unido e França. Quais são os trends actuais? Quais são os desafios para o futuro do português nestes países? Qual o efeito do Brexit? Serão ainda apresentados case studies sobre a promoção da língua portuguesa, nomeadamente o inovador projecto Native Scientist e a nova escola bilingue em Londres (Anglo-Portuguese School). O simpósio concluirá com uma Mesa Redonda.

Toda a informação, incluindo programa mais detalhado e detalhes de inscrição, transporte e alojamento, podem ser encontrados no site dedicado ao evento.

Oradores convidados:

– João Costa (Secretário de Estado da Educação)
– Tatiana Correia (Co-fundadora e directora do projecto Native Scientist)
– Adelaide Cristóvão (Coordenadora do Ensino de Português em França, Instituto Camões)
– Regina Duarte (Coordenadora do Ensino de Português no Reino Unido, Instituto Camões)
– Sara Belo Luis (Jornalista, editora executiva da revista VISÃO)
– Sofia Martinho (Leitora de Português, Universidade de Leeds)
– Márcia Fortuna (Adjunta da Coordenação do Ensino de Português no Reino Unido, Instituto Camões)

Inscrição: A participação no simpósio é gratuita (e inclui almoço e coffee breaks) mas há um limite de 50 vagas. Mais informações no site do evento.

Localização: Private Dining Room, edifício County South

Organização: Patrick Pereira Rebuschat

(Professor Associado, Universidade Lancaster, Embaixador PARSUK Região Noroeste).

Contacto: p.rebuschat@lancaster.ac.uk

O evento é uma iniciativa da PARSUK (Portuguese Association for Researchers and Students) e conta com o apoio financeiro da Universidade de Lancaster.